O Ministério da Justiça e Segurança Pública tomou medidas imediatas em resposta à fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Nesta quinta-feira (15), o ex-diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), Carlos Luis Vieira Pires, foi nomeado como interventor na unidade prisional de segurança máxima.
A decisão vem após a fuga dos presos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, uma ocorrência inédita no sistema penitenciário federal coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Pires assume o cargo no lugar de Humberto Gleydson Fontinele Alencar, afastado após o incidente.
Pires, agente federal de execução penal desde 2006, dirigiu a Penitenciária Federal em Catanduvas até abril de 2023, assumindo, desde então, a coordenação-geral de Classificação e Remoção de Presos em Brasília.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de determinar a nomeação de Pires, ordenou uma revisão nos protocolos de segurança das cinco penitenciárias federais em operação no Brasil.
Seis servidores do ministério foram enviados a Mossoró para acompanhar as buscas aos fugitivos, coordenados pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da fuga, com reforço policial nas divisas do Rio Grande do Norte e a cooperação da Interpol na busca global pelos fugitivos.