Atuando em seu 14º ano de mandato como Prefeita de Lauro de Freitas, a petista Moema Gramacho parece ter mesmo engavetado uma de suas propostas que, curiosamente aparecia em períodos eleitorais e que acabava mexendo com os egos e imaginários dos laurofreitenses.
A possibilidade de realizar a mudança do nome atual do município parece ter ficado para trás, mais especificamente no ano de 2020, ano este por sinal eleitoral onde ela seria reeleita pela quarta vez.
Na ocasião, o assunto causou uma grande polêmica já que a então candidata Moema Gramacho quis mudar o nome de Lauro de Freitas. Durante uma celebração eucarística na Igreja Matriz, coincidentemente época, celebrava também o padroeiro Santo Amaro de Ipitanga.
A petista disse que “iria enviar um projeto de lei para alterar o atual nome do município de Lauro Freitas para Santo Amaro de Ipitanga, antigo nome do município”.
“Reconhecendo a história do povo deste município, enviarei a Câmara de Vereadores, para aprovação, o Projeto de Lei que defende o nome Santo Amaro de Ipitanga como o fidedigno desta cidade” disse Moema.
Um novo pleito eleitoral se aproxima e é logo ali, em 2024. Será que algum outro aliado da prefeita irá utilizar das mesmas estratégias praticadas pela atual prefeita ou quais serão as novas e mirabolantes surpresas em forma de propostas que sairão dos próximos candidatos ao mais importante cargo político do município?