Sete mulheres foram conduzidas à delegacia após serem flagradas tentando entrar com drogas no Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (18). A ação ocorreu durante a revista de visitantes no Pavilhão A da unidade prisional.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), policiais penais identificaram entorpecentes escondidos em sandálias com compartimentos ocultos. Em um dos casos, um par de sandálias do tipo havaiana continha substância análoga à maconha.
Diante da suspeita de um esquema articulado, outras visitantes passaram a ser monitoradas. Cinco mulheres foram flagradas com calçados semelhantes, que apresentavam compartimentos falsos já vazios, com resíduos da droga, indicando que o material possivelmente já havia sido entregue a internos.
Em outra ocorrência, o bodyscan detectou droga escondida nas partes íntimas de uma visitante, além de entorpecentes ocultos em seu calçado.
Ao todo, foram apreendidas cerca de 260 gramas de substâncias análogas à maconha e ao haxixe, além de sete pares de sandálias, sendo dois contendo drogas. Sete visitantes e dois custodiados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Eunápolis, onde foram adotadas as medidas legais por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Como medida administrativa, os cartões de visitante foram cancelados e procedimentos disciplinares foram instaurados contra os internos envolvidos. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e de setores de inteligência. A Seap reforçou que segue intensificando o combate à entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais do estado.