Inaugurado no último dia 2, o Centro Cultural Novo Mané Dendê começa agora uma nova etapa: transformar a estrutura recém-entregue em um espaço de circulação para artistas, grupos e produtores culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O equipamento é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
A estrutura conta com um teatro para 272 pessoas, o Padre Gaspar Kuster, além de salas de leitura, dança, música, informática e espaços multiuso. A proposta é ampliar o acesso da população da região à produção cultural e criar um novo ponto para apresentações de médio porte na cidade.
A expectativa é que o espaço também funcione como ponto de encontro para uma região que já revelou nomes como Léo Santana, Araketu e Marvim.
A ocupação será feita de forma gradual. Neste sábado (10), o centro recebe o Salvador Cidade das Crianças, com atividades voltadas ao público infantil. A Secult também firmou parceria com o Balé Folclórico da Bahia para oficinas de dança, percussão e teatro.
A partir da segunda quinzena de outubro, a Secult pretende promover rodas de diálogo com agentes culturais do território para ajudar a definir as ações do equipamento. As regras para uso do espaço por produtores externos ainda não foram detalhadas.