O clima mais fresco que prevaleceu nas principais capitais do Brasil nos últimos dias está previsto para dar lugar a temperaturas mais elevadas na próxima semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que o sol retorne com mais intensidade, elevando as temperaturas em grande parte do país.
A região Centro-Oeste deve experimentar as temperaturas mais altas no final da semana, com Cuiabá (MT) atingindo máxima de 36°C na quinta-feira e 37°C na sexta-feira. Campo Grande (MS) terá 34°C e 37°C, respectivamente, enquanto Goiânia atingirá 34°C e 36°C.
No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro devem ter máximas de 33°C na quinta-feira e 35°C na sexta-feira. Em Belo Horizonte, as temperaturas devem chegar a 30°C em ambos os dias.
Na região Sul, Porto Alegre (RS) será a mais quente, com máximas de 35°C na quinta-feira e 37°C na sexta-feira. Em Florianópolis (SC), as temperaturas alcançarão 29°C e 31°C, enquanto Curitiba terá 32°C e 34°C.
No Nordeste, as temperaturas devem variar entre 30°C e 32°C na maioria das cidades, com exceção de Teresina (PI), onde atingirá 35°C e 34°C, respectivamente.
No Norte, as temperaturas serão variadas, como 36°C em Boa Vista (RR), 34°C em Palmas (TO) e 31°C em Manaus (AM). Apesar do aumento do calor, há possibilidade de chuvas isoladas, o que pode influenciar as temperaturas nos dias seguintes. O meteorologista do Inmet, Olivo Bahia, destaca que a nuvem e a chuva têm o efeito de dividir a energia do Sol, influenciando nas temperaturas.