A Operação Território Livre, deflagrada nesta quarta-feira (11), resultou na apreensão de R$ 173 mil em espécie e no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ofensiva mira uma célula da facção Comando Vermelho (CV) suspeita de controlar ilegalmente serviços de internet na região. A identidade dos alvos não foi divulgada.
A ação integrada envolve o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), além das Polícias Civil e Militar. As investigações apontam que o grupo criminoso exercia domínio territorial e econômico sobre provedores de internet em Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari.
Segundo as autoridades, a facção impunha cobranças ilícitas, restringia a livre concorrência e utilizava ameaças e intimidações contra empresários do setor, afetando diretamente a prestação de um serviço essencial à população.
Como a facção atuava
De acordo com o Gaeco e o Departamento de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o esquema possuía uma estrutura hierarquizada, com divisão clara de funções. A liderança era exercida por um suspeito foragido, que mesmo à distância autorizava ações e o uso de violência.
O núcleo operacional era responsável pelas cobranças ilegais e ameaças diretas às vítimas, enquanto o setor financeiro cuidava da arrecadação, repasse de valores e logística econômica do esquema criminoso.
As autoridades também apuram o possível envolvimento de prestadores de serviço de internet que teriam repassado parte dos lucros à facção em troca de autorização para operar ou para manter a reserva de mercado imposta pelo crime organizado.
A operação contou com o apoio de unidades especializadas da Polícia Militar, como Batalhão Apolo, Gêmeos e Rondesp RMS. As investigações seguem em andamento para localizar o líder do grupo e identificar outros integrantes da rede criminosa e financeira.