A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) deflagraram nesta sexta-feira (20) uma operação para prender suspeitos envolvidos no assassinato de três médicos, incluindo o ortopedista baiano Perseu Ribeiro Almeida, ocorrido em outubro de 2023 em um quiosque na Barra da Tijuca.
Sobre a operação:
- A ação é conduzida por agentes da Delegacia de Homicídios da Capital, Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
- Mandados expedidos:
- 5 de prisão
- 3 de busca e apreensão
- Entre os alvos, destaca-se Giovanni Oliveira Vieira, apontado como o responsável por levar os atiradores até o local do crime. Câmeras de segurança registraram Giovanni conduzindo uma moto e escoltando o veículo com os assassinos.
Contexto do crime:
- Perseu Ribeiro Almeida, natural de Ipiaú e residente em Jequié, era especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP. Ele estava no Rio de Janeiro participando de um congresso médico.
- O ortopedista foi confundido com Taillon de Alcântara Barbosa, filho de um dos chefes da milícia que atua em Rio das Pedras. A semelhança física levou os criminosos a executarem Perseu e outros dois médicos que estavam com ele.
Reação da facção criminosa:
- Após perceberem o erro, líderes do Comando Vermelho, que ordenaram o ataque por acreditar que Taillon estaria no local, executaram os envolvidos no crime.
- Entre os mortos estão Ryan Nunes de Almeida, autor dos disparos contra Perseu, e outros três traficantes, assassinados na comunidade da Chacrinha.
Essa operação busca dar continuidade às investigações, responsabilizando os envolvidos na execução e nos erros que levaram à tragédia.
4o