Na manhã desta terça-feira (12/03), a Polícia Federal iniciou a Operação Piratas das Dunas, visando cumprir mandados judiciais relacionados à investigação sobre extração e comércio ilegal de areia.
Durante a investigação, a PF identificou que caçambeiros e o proprietário de uma empresa de material de construção estavam envolvidos na extração ilegal de areia no Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá.
A exploração clandestina de areia em Camaçari, especialmente na região de Abrantes, tem ocorrido há mais de 15 anos, causando sérios danos ambientais ao município. Durante esse período, diversos motoristas de caçamba foram flagrados realizando atividades criminosas, sendo conduzidos para a 26ª Delegacia Territorial da Polícia Civil ou para a Polícia Federal, onde foram autuados em flagrante.
Na operação de hoje, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos suspeitos da atividade ilegal investigada. Os envolvidos na extração e comercialização ilegal de areia responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e associação criminosa. As penas, somadas, podem chegar a nove anos de reclusão.