A Operação Salobro, realizada na manhã desta terça-feira (5), tem como alvos sete policiais militares que atuam nas cidades de Feira de Santana, Santo Estêvão, Antônio Cardoso, no Portal do Sertão, e em Alagoinhas, no Agreste baiano, conforme informou o Ministério Público do Estado (MP-BA). Esses policiais são suspeitos de fazerem parte de uma milícia envolvida em diversos crimes, incluindo homicídios, extorsão mediante sequestro e associação ao tráfico de drogas. Além dos sete PMs, duas unidades da PM-BA também estão sob investigação na operação.
A operação tem como objetivo reunir evidências sobre o grupo, que alegadamente estaria usando a estrutura do estado, especificamente da Polícia Militar, para cometer esses crimes. Durante a ação, foram apreendidos documentos, armas, munição e celulares. A Operação Salobro é liderada pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), juntamente com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force), e pela Corregedoria da Polícia Militar (Correg).
Os mandados judiciais foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Santo Estêvão. O material apreendido será submetido à análise por integrantes da operação.