Após o apagão que afetou 25 estados brasileiros e o Distrito Federal, na última terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tomou ações para garantir a estabilidade do fornecimento de energia. De acordo com o Informe Preliminar de Interrupção de Energia no Sistema Interligado Nacional (IPIE), primeiro documento divulgado pelo ONS após o incidente e que servirá de base para a análise final, o operador reduziu o carregamento das linhas de transmissão e adiou manutenções programadas.
O informe, divulgado na quinta-feira (17), ressalta que o sistema está operando de maneira mais conservadora para assegurar a continuidade do atendimento conforme previsto nos Procedimentos de Rede. Entre as medidas implementadas pelo ONS, destacam-se a redução da carga nas linhas de transmissão e o adiamento de atividades de manutenção planejadas.
Segundo o ONS, um relatório mais detalhado sobre as causas da interrupção de energia será finalizado em 45 dias úteis. No dia 25 de agosto, está agendada a primeira reunião, que contará com a participação do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representantes do setor, para avaliar as informações já obtidas e dar início à elaboração do relatório. Uma segunda reunião está marcada para o dia 1º de setembro.