As convenções partidárias para definir os candidatos a prefeito, vice, vereadores e coligações para as eleições municipais deste ano começam nesta segunda-feira (31) e vão até o dia 16 de setembro. Por causa da pandemia de coronavírus, partidos vão usar sistema virtual, misto ou presencial, com regras de distanciamento e até drive-thru.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou em uma nova resolução a convenção virtual. A lista de presença será aceita com assinaturas eletrônicas ou com registro em áudio e vídeo dos presentes. Antes, a ata deveria ser física e assinada em livro oficial.
As eleições municipais deste ano serão marcadas pelo fim das coligações entre partidos para a escolha dos vereadores. Elas serão permitidas somente aos cargos de prefeito e vice.
Em São Paulo, as convenções realizadas nesta segunda serão do PSD, PSL, PRTB e DEM. O PSL, que terá encontro presencial, deverá anunciar a candidatura da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) à Prefeitura de São Paulo.
Já o PSD deve confirmar Andrea Matarazzo para candidato a prefeito em evento misto, com uma parte virtual e outra presencial. O PRTB fará convenção virutal com a confirmação de Levy Fidelix na disputa pela prefeitura.
O DEM escolherá e homologará os candidatos a vereador e as coligações para prefeito e vice em convenção presencial, mas com sistema de drive-thru. O filiado considerado grupo de risco para a covid-19 poderá votar dentro do carro, onde cédula e urna serão levadas até ele.
O partido também criou um protocolo de voto rápido com entrada e saída independentes, para evitar aglomerações. O DEM vai apoiar o prefeito e pré-candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB).
A convenção dos tucanos, marcada para o dia 12, terá esquema misto, uma parte virtal e outra presencial, para a confirmação de Covas como candidato à reeleição. PT também fará convenção neste dia, de forma virtual, para o lançamento da candidatura de Jilmar Tatto.
A convenção do Republicanos, que será em formato virtual e presencial, está prevista para 16 de setembro. A ideia é definir a pré-candidatura do deputado federal Celso Russomanno à Prefeitura de São Paulo.
Calendário de convenções em São Paulo
– 31/08 – DEM, PSD, PRTB, PSL
– 3/09 – Cidadania
– 5/09 – Podemos, Novo, PV, PSOL, PC do B
– 6/09- PL
– 9/09 – PSC
– 11/09 – PSB, MDB
– 12/09 – PSDB, PT, PTB, PDT, Patriota, PSTU
– 13/09 – PTC, PMB
– 14/09 – PCB, UP
– 15/09 – Rede
– 16/09 – Republicanos
Fonte: R7