Caruaru (PE) — A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) apura três casos suspeitos de intoxicação por metanol no interior do estado. Duas pessoas morreram e uma sofreu perda de visão após ingerirem bebidas alcoólicas supostamente adulteradas.
As ocorrências surgem em meio às recentes mortes registradas em São Paulo, onde pelo menos cinco pessoas morreram e outros 15 casos de contaminação seguem sob investigação.
Casos em Pernambuco
- Primeira vítima: homem de 43 anos, natural de Lajedo, internado em estado grave no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no dia 2 de setembro. Morreu uma semana depois.
- Segunda vítima: homem de 32 anos, também de Lajedo, internado em 4 de setembro e recebeu alta no dia 23, com sequelas e perda visual.
- Terceira vítima: homem de João Alfredo, deu entrada no hospital em 26 de setembro em estado grave e morreu nesta terça-feira (30).
Ações de fiscalização
A Apevisa informou que iniciou um plano emergencial de fiscalização em distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas. A operação prevê:
- Coleta de amostras suspeitas para análise laboratorial;
- Interdição preventiva de lotes;
- Atuação conjunta com Procon, Ministério Público e forças de segurança.
As amostras colhidas das vítimas estão em análise no Instituto de Medicina Legal (IML).