A Petrobras anunciou a nova política de preços para gasolina e diesel. A medida anunciada, na terça-feira (16), põe fim ao modelo de paridade internacional, isto é, preços do petróleo atrelados ao dólar. Conforme a nota da estatal, a nova estratégia tem duas referências de mercado:
1) O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. “Contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”.
2) O valor marginal para a Petrobras, “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
De acordo com a Petrobras, o novo modelo adotado pela empresa permite que sejam feitos ajustes que levam em conta fatores internos e regionais. A intenção é fazer com que os preços praticados estejam alinhados por polo de venda.
“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz o trecho da nota.
A nova medida está em consolidação com a política pregada pelo presidente Lula (PT) que, durante a campanha eleitoral, prometeu mudar a política da Petrobras de atrelar os preços locais às taxas internacionais.
Fonte: Bahia.ba