Plantio de soja do Brasil é 2º mais acelerado da história

Após um atraso inicial devido à seca na região central do Brasil, o plantio de soja para a temporada 2024/25 ganhou ritmo com a chegada das chuvas em estados como Mato Grosso. De acordo com a consultoria AgRural, até a última quinta-feira (31), 54% da área projetada já havia sido semeada, o que representa o segundo maior índice para esta época do ano na história.

Na semana anterior, apenas 36% da área estimada tinha sido plantada, mas agora os trabalhos superam os 51% registrados no mesmo período do ano passado, com um avanço significativo no Mato Grosso. “Com quase 17 milhões de hectares plantados em apenas duas semanas, o percentual semeado até agora é o segundo mais alto para esta época, perdendo apenas para os 60% da safra 2018/19”, afirmou a AgRural.

A área plantada nas últimas duas semanas corresponde a mais de 35% do total previsto para o Brasil, que deve alcançar 46,8 milhões de hectares em 2024/25. A consultoria estima que a safra de soja do Brasil poderá atingir um recorde de 169,3 milhões de toneladas, considerando uma linha de tendência de produtividade.

Esse avanço no plantio é especialmente atribuído ao Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país, que favorece uma janela climática adequada para a segunda safra de milho, que é semeada após a colheita da soja. Adriano Gomes, analista da AgRural, ressaltou que o plantio da soja em Mato Grosso precisa ser concluído até o final de outubro para permitir que o milho seja semeado em fevereiro.

Embora o avanço do plantio no Mato Grosso tenha sido significativo, a umidade em algumas áreas dificultou a permanência das máquinas em campo. O aumento no percentual de plantio de uma semana para outra evidenciou a capacidade de maquinário dos produtores. Gomes também comentou que, apesar de algumas regiões do Centro-Oeste terem necessitado de chuva, a umidade melhorou, e o plantio foi acelerado, especialmente com as chuvas que começaram a cair no início de novembro.

Além disso, a AgRural destacou que o plantio no Paraná, um dos maiores produtores do país, está ocorrendo no ritmo mais acelerado da série histórica. Apesar de algumas áreas ainda estarem recebendo chuvas esparsas, no geral, o plantio avança bem, favorecido pela melhoria da umidade, com boas condições para as lavouras em todo o Brasil.

Por fim, o plantio do milho verão 2024/25 chegou a 59% da área estimada para o centro-sul do Brasil até a quinta-feira (31), em comparação a 52% na semana anterior e 66% no mesmo período do ano passado. As lavouras de milho estão se desenvolvendo de forma saudável.

brasilBurburinho Newssoja
Comments (0)
Add Comment