A Polícia Militar da Bahia deu início nesta quinta-feira (17) à segunda fase da Operação Dominus Areae, voltada para o reforço da segurança pública em bairros estratégicos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS). A operação seguirá até a madrugada de segunda-feira (21) com o objetivo de ampliar a presença ostensiva nas ruas e elevar a sensação de segurança da população.
Entre os locais prioritários da ação estão o bairro da Engomadeira, na capital — palco recente de uma intensa operação policial — e o município de Dias d’Ávila, onde também foram registrados conflitos recentes. Nestes pontos, a PM promete intensificar rondas, abordagens e patrulhamento tático, com o apoio de drones de monitoramento aéreo, sobretudo no período noturno.
A operação envolve a atuação integrada de equipes de patrulhamento especializado, inteligência policial, grupos táticos e policiamento rodoviário. Haverá ações de rondas a pé, patrulhamento com viaturas em corredores viários, policiamento fixo em áreas de grande circulação e vigilância em regiões consideradas sensíveis.
De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho Magalhães, os policiais envolvidos na operação foram orientados com reforço nas diretrizes de abordagem e uso proporcional da força.
“Durante a operação, os policiais estarão posicionados de forma estratégica, atuando tanto na repressão de delitos quanto no apoio direto à população”, afirmou o comandante.
A Operação Dominus Areae é parte do plano da PM para conter o avanço de grupos criminosos em áreas conflagradas e restabelecer a ordem pública com base em inteligência, visibilidade e ação preventiva.
Perguntar ao ChatGPT