A Polícia Civil da Bahia iniciou nesta quinta-feira (12) a Operação Em Chamas, com foco no combate ao comércio irregular de fogos de artifício nos municípios de Feira de Santana e Alagoinhas. A ação visa reprimir o armazenamento clandestino, a venda de produtos impróprios para uso e coibir práticas criminosas associadas à comercialização de materiais controlados.
A operação é coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e conta com o suporte do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
Diversos órgãos de fiscalização e segurança pública também participam da ação, como o Exército Brasileiro, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Procon-BA, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Conselho Regional de Química (CRQ).
As fiscalizações serão intensificadas em vários municípios baianos ao longo do período junino, com o objetivo de garantir mais segurança para a população e evitar acidentes relacionados ao uso e venda inadequada de artefatos explosivos.