Polícia Civil monta esquema estratégico para a Operação Abadá 2025

Posto de atendimento em Shopping onde acontecerão as entregas vai reforçar a segurança do público

A Polícia Civil da Bahia inicia a “Operação Abadá 2025” com o objetivo de garantir a segurança durante a entrega dos abadás do Carnaval de Salvador 2025, a maior festa de rua do planeta. A operação visa combater crimes relacionados à falsificação de abadás, cambismo e fraudes durante o evento, além de reforçar a segurança de turistas e baianos que transitam nas áreas de distribuição dos abadás.

A operação se concentrará nos principais pontos de entrega, que incluem o Shopping da Bahia, o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães e o Porto de Salvador, entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março de 2025. O objetivo geral é prestar atendimento qualificado e realizar investigações especializadas em crimes praticados na confecção, aquisição ou entrega dos abadás, além de combater a violência contra os foliões, seja turista ou morador da Bahia.

A Polícia Civil também fará o registro de ocorrências de crimes como furto, roubo e estelionato nos locais de distribuição dos abadás e em seus arredores, com a atuação coordenada de diversas unidades da Polícia Civil da Bahia, como a Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) e a Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF/Ciber), que fazem parte do Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC).

A operação terá um efetivo de 288 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, que atuarão nas diversas áreas de entrega dos abadás e em seus arredores para garantir a segurança do público. Além disso, será instalado um posto de atendimento no Shopping da Bahia, com a presença de policiais da Delegacia Virtual, para auxiliar os cidadãos no registro de ocorrências.

De acordo com Thiago Costa, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor, a operação Abadá 2025 conta com ainda mais reforço em inteligência e tecnologia para garantir a segurança do folião. “Uma das inovações da operação é o uso de técnicas de inteligência, que permitirão o cruzamento de dados em tempo real para que as delegacias de polícia estejam preparadas para agir assim que a entrega dos abadás se iniciar”, explica.

A operação também contará com a participação da Delegacia de Turismo (DELTUR), que estará em alerta para receber ocorrências que envolvam turistas, além de manter uma equipe nos postos do Porto de Salvador e do Aeroporto de Salvador. O objetivo é garantir que os turistas recebam o suporte necessário, evitando fraudes e crimes durante a entrega dos abadás e no contexto do evento.

ASCOM PCBA

Burburinho NewscarnavalPolícia Civil
Comments (0)
Add Comment