As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre iniciam nesta quinta-feira (22) e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). Para se inscrever, os candidatos precisam ter uma conta Gov.br. O prazo de inscrição termina no dia 27 de agosto, e o resultado será divulgado em 9 de setembro.
De acordo com informações da Agência Brasil, durante a inscrição, o candidato deve fornecer um e-mail pessoal válido, os nomes e números de CPF dos membros de sua família com 14 anos ou mais, incluindo as respectivas datas de nascimento, além da renda bruta mensal de cada integrante do grupo familiar.
Podem se inscrever em processos seletivos do Fies candidatos que, cumulativamente, atendam às seguintes condições:
– Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições, além de obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação acima de zero. O candidato não poder ter participado do exame como “treineiro”.
– Possuir renda familiar mensal bruta per capita até três salários-mínimos.
“Compete exclusivamente ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer a cada processo seletivo, observadas as vedações previstas em edital do processo seletivo vigente”, destacou o Ministério da Educação (MEC).
Entenda
Instituído em julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições privadas de educação superior que participam do programa.