O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), confirmou a reabertura do comércio na cidade a partir desta quarta-feira (3). O pessedista destacou que a cidade irá cumprir o toque de recolher determinado pelo governador Rui Costa (PT).
“Itabuna irá seguir o decreto [estadual]. Estaremos fazendo a reabertura dentro da programação e cumprindo o toque de recolher. Iremos reabrir o comércio seguindo as restrições, álcool em gel nos estabelecimentos e fiscalização intensa da prefeitura”, afirmou.
Castro ressaltou que as restrições das atividades tidas como não essenciais serão para Salvador e cidades da região metropolitana, e que o município do Sul não está descumprindo a determinação do governador.
Nesta segunda-feira (1º), secretários da prefeitura de Itabuna se reuniram com empresários para discutir sobre as medidas restritivas no combate ao coronavírus.
A secretaria municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirmou que o comércio, sem os devidos cuidados, é uma fonte de disseminação da covid-19, doença causada pelo coronavírus. Contudo, Lívia classificou como necessária flexibilização do comércio para que a economia do município não seja prejudicada.
“Temos que executar todas as medidas também levando em consideração as determinações do Governo do Estado […] Infelizmente, não podemos estar em todos os pontos da cidade ao mesmo tempo”, declarou a secretária.
Situação da pandemia
Preocupado com a alta taxa de ocupação (94%) dos leitos no município, Castro anunciou que será montado um Hospital de Campanha na cidade para auxiliar no atendimento. A unidade será instalada no Teatro Municipal e terá 35 novos leitos, sendo 15 de enfermaria e 20 de Centro de Terapia Intensiva (CTI).
“Nesta semana vamos começar a instalação do hospital de campanha, será o maior do interior do estado. Será um grande hospital com 20 leitos de ctis e 15 de enfermaria”, afirmou o prefeito.
De acordo com dados da secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a cidade registrou 23.747 casos e 66 óbitos desde o iníco da pandemia de coronavírus.
Em Itabuna, 7.840 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra covid-19, o número representa um total de 91,4% de utilização das doses recebidas. 1.044 pessoas já receberam a segunda dose da vacina no município.
*Bnews