PRF adota drones para flagrar infrações e multar motoristas nas estradas

A fiscalização nas rodovias brasileiras passou a contar com o uso de drones para monitorar e identificar infrações de trânsito, como o uso do celular ao volante, caminhões circulando na faixa da esquerda e a falta de cinto de segurança. Essa tecnologia, até o início de outubro, já estava sendo utilizada em estradas de Santa Catarina e Minas Gerais e havia sido testada temporariamente no Espírito Santo e Pará. Embora haja planos de expandir o uso dos drones para todo o país, ainda não foi definido um prazo para essa implementação.

Os drones utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) possuem um zoom de até sete vezes e podem voar a altitudes de 10 a 20 metros. Os policiais que operam os aparelhos são certificados, e os drones estão devidamente registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida começou a ser adotada em 26 de julho de 2024, na fase de implementação. Em Minas Gerais, por exemplo, os drones estão em uso desde 30 de agosto na BR-262, especialmente no trecho de serra entre Campos Altos e Luz.

Mesmo com a sinalização indicando a presença dos drones, várias infrações, como ultrapassagens proibidas, já foram registradas. O coordenador-geral de segurança viária da PRF, Jeferson Almeida, destacou que os drones podem sobrevoar por até duas horas e são considerados uma ferramenta moderna que amplia a capacidade de monitoramento dos policiais. A escolha dos horários e pontos de monitoramento leva em conta os índices de incidentes, com maior atenção nos períodos logo após o almoço e no início da noite.

brasilBurburinho NewsPRF
Comments (0)
Add Comment