Primeira copa para jiu-jítsu na Bahia

O jiu jitsu é uma arte marcial de raiz Japonesa, que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar o oponente ao chão e domina-lo. Literalmente, “Ju” em japonês significa “suavidade”, brandura e técnica, sendo seu sinônimo literal arte suave. 

O campeonato de jiujitsu paradesportivo foi realizado em Lauro de Freitas no ginásio do último sábado dia 12, pela federação baiana de jiu-jitsu e MMA (FBJJ), com 25 atletas de todas as classes, o jiu-jitsu paradesportivo e dividido em classes de acordo com as letras do alfabeto. O atleta Deivide monteiro competiu pela classe b2 que enquadra a um deficiente visual, mas que enxerga um pouco. B1 não enxerga nada e B3 monocular.  

Como na Bahia não tem muitos atletas o campeonato foi dividido em partes de mobilidades, a classe de deficientes visuais tinha duas mulheres e dois homens. Deivide monteiro competiu em duas lutas, com os adversários faixa azul e preta, “Ganhei do faixa preta por finalização e o competidor faixa azul perde de 4X2, vacilei.” diz o atleta parajiujitsu. 

O evento foi muito importante foi a primeira copa de parajiujitsu, oportunidade para pessoas com deficiências incluírem no esporte. Para o presidente da FBJJMMA, Evandro Nascimento, a Copa de ParaJiu-jitsu oportuniza uma dedicação diferenciada. 

 “Este evento se torna um divisor de águas para os próximos. Reunimos atletas com deficiências diversas de todo o Estado da Bahia”. 

Assista o vídeo:

Comments (0)
Add Comment