Produção Industrial da Bahia cresce 8% em janeiro de 2024

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial da Bahia apresentou um crescimento de 8% no comparativo entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

O aumento registrado é resultado de altas tanto na indústria extrativa (29,4%) quanto na indústria de transformação (6,9%). Esta última cresceu pelo quarto mês consecutivo, com resultados positivos em 5 das 10 atividades investigadas separadamente no estado.

Destacando-se com o maior aumento no mês, a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (21,5%) foi o segmento que mais contribuiu para o resultado positivo da indústria baiana. Essa atividade, que tem grande peso na estrutura do setor no estado, cresce há quatro meses seguidos, acumulando alta de 5,3% nos últimos 12 meses.

A segunda maior contribuição positiva veio da fabricação de produtos de borracha e de material plástico (3,5%), apesar de registrar a quinta maior taxa de crescimento no mês.

Por outro lado, entre as 5 atividades da indústria de transformação que registraram quedas em janeiro de 2024 na Bahia, a metalurgia (-10,1%) teve a maior retração, sendo a principal responsável por segurar o crescimento industrial no estado. No acumulado dos últimos 12 meses, essa atividade também apresenta um resultado negativo (-3,6%).

O segundo impacto negativo mais significativo veio da fabricação de produtos químicos, que registrou a terceira queda mais intensa em janeiro (-3,1%), recuando continuamente nos últimos três meses na Bahia.

Comments (0)
Add Comment