Quadrilhas juninas brilham no Parque de Exposições de Salvador

Na noite deste domingo (1º), as tradicionais quadrilhas juninas deram um show à parte no Parque de Exposições de Salvador. Grupos de toda a Bahia se apresentaram em um espaço especialmente montado para as performances, encantando o público com suas danças e histórias.

Edleuza dos Santos, uma ambulante que montou seu ponto de venda em frente ao local, contou como foi acompanhar os espetáculos durante os dez dias de festa. “Eu ficava aqui, ligada, para acompanhar tudo. É muito bonito, porque não é só a dança, eles contam histórias. Isso é muito legal”, relatou.

Para Carlos Show, presidente do grupo Junina Danç’Art da Bahia, a chegada do São João é um momento muito gratificante. Ele destacou a importância do apoio recebido para manter viva essa tradição. “São meses de preparação. Logo quando termina o São João em curso, já iniciamos os trabalhos para o ano seguinte. Antes, os projetos sociais e culturais eram muito carentes de apoio, mas, ultimamente, temos sido agraciados com o apoio não só do Governo do Estado como também da Federação Baiana de Quadrilhas”, afirmou.

O grupo Junina Danç’Art, com nove anos de história, nasceu em Salvador e hoje se concentra em Itaberaba, envolvendo mais de 60 jovens no projeto. Reconhecidas como patrimônio cultural nacional, as quadrilhas juninas prestam um serviço muito além da dança: “É um patrimônio cultural, é um patrimônio histórico, mas também é um patrimônio social. A gente muda a vida de muitos jovens, de famílias inteiras e isso é muito gratificante. Eu estou muito realizado”, disse Carlos Show.

O São João da Bahia, conhecido por sua diversidade e riqueza cultural, se consagra como o maior do mundo. Carlos Show, orgulhoso de suas raízes, declarou: “O sentimento é grandioso porque eu sou filho da terra, sou filho de Salvador. É uma honra muito grande ver alunos, que nunca dançaram antes, participarem de um espetáculo dessa dimensão”.

A festa, que celebra a tradição e a cultura junina, continua a atrair e encantar pessoas de todas as idades, reafirmando a importância das quadrilhas juninas no cenário cultural baiano.

BahiaBurburinho NewsSalvador
Comments (0)
Add Comment