Cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até setembro recebem, nesta segunda-feira (30), o último dos cinco lotes de restituição de 2024. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores, com cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. A Receita Federal desembolsará R$ 1,03 bilhão, com os pagamentos sendo feitos ao longo do dia na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Cerca de 40% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos e pessoas com deficiência. O lote também beneficia 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF, o que dá prioridade no recebimento, além de 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram em categorias prioritárias.
A consulta sobre a restituição pode ser feita na página da Receita Federal, acessando “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. Caso não esteja na lista, o contribuinte poderá verificar eventuais pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Para quem tiver problemas com o depósito, como conta desativada, o resgate do valor poderá ser feito no Banco do Brasil por até um ano.
Após esse período, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC.