Remada Inclusiva reúne pessoas com deficiência visual em Salvador e outras capitais neste domingo

Salvador — Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, neste domingo (21), acontece a Remada Inclusiva – Remando Rumo à Inclusão, iniciativa que promove o esporte como ferramenta de reabilitação e autonomia para pessoas com deficiência visual. O evento será realizado simultaneamente em Salvador, Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro, sob organização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Na capital baiana, a programação será realizada a partir das 8h, na Praia da Preguiça, com apoio do Clube Kaiauluvaa.

A atividade tem como proposta incentivar a prática esportiva, em especial a canoa havaiana, como meio de inclusão, socialização e fortalecimento da autoconfiança. Além de estimular o aproveitamento do resíduo visual, a prática auxilia na percepção corporal e na orientação espacial, elementos fundamentais para o processo de reabilitação.

Parcerias e participação

O evento conta com a parceria de entidades como a Fundação Dorina Nowill para Cegos, o Instituto Benjamin Constant (IBC), a ONG Bengala Verde, a APAE de Maceió e o CER IV Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. Participarão adolescentes, adultos, familiares, profissionais de saúde e instrutores especializados em esportes adaptados.

Segundo a presidente do CBO, Wilma Lelis, a iniciativa pretende abrir espaço para outras modalidades e novas cidades. “A Remada Inclusiva simboliza o protagonismo das pessoas com deficiência e reforça a importância de criar espaços de participação ativa e significativa na sociedade”, afirmou.

Programação

  • Salvador (BA): Praia da Preguiça – Clube Kaiauluvaa
  • Maceió (AL): Praia de Pajuçara – Clube Pá na Água
  • Rio de Janeiro (RJ): Barra da Tijuca – Clube dos Oficiais Bombeiros / Clube Bravus Va’a
  • São Paulo (SP): [local ainda não divulgado]

Após as atividades, os participantes terão um café da manhã coletivo e receberão medalhas simbólicas, em reconhecimento à participação e à superação.

Burburinho News
Comments (0)
Add Comment