O período de volta às aulas costuma ser intenso, tanto pela busca de livros e materiais escolares, como pela retomada da rotina da família e, em alguns casos, da adaptação dos alunos à nova escola ou nova série. Nesse corre-corre, é importante também estar atento à saúde dos pequenos, fator fundamental para que tenham bom rendimento escolar e desfrutem o tempo passado em seus colégios.
Conferir como está a saúde dos olhos é importante para garantir que no início das aulas o aluno não sofra de qualquer alteração na visão, o que acaba por comprometer seu ano letivo. Afinal, ao não conseguir enxergar corretamente o que está no quadro negro ou nos textos de apostilas e livros, o estudante poderá ter dificuldade em aprender o conteúdo trabalhado pelos professores e até mesmo dificuldades em se relacionar com os colegas.
O exame anual de rotina com o oftalmologista é a melhor forma de garantir que a criança ou adolescente vai conseguir enxergar de maneira adequada. Mesmo que seu filho tenha ido ao oftalmologista no ano anterior e não houvesse nenhum problema, há alguns comportamentos e atitudes das crianças que podem indicar que estejam enxergando mal. A falta de atenção na aula, alteração na letra, que pode estar inclinada ou muito pequena, o esforço para ler livros e textos, o incômodo com a claridade e, até irritabilidade, estão entre os sintomas que podem indicar que algo não vai bem com a saúde visual. Pequenas intervenções como o uso de óculos ou de algum tratamento médico fazem toda a diferença na qualidade da visão.
Os pais devem ficar atentos com os períodos de exames de rotinas, que possibilitam identificar uma série de doenças ou condições que, quando não são detectadas precocemente, podem prejudicar o desempenho escolar das crianças ou até evoluir para problemas visuais mais graves. Nesse início de ano letivo busque um oftalmologista ou clínica de sua confiança e inclua a revisão oftalmológica em sua rotina. Os resultados serão benéficos não apenas para a vida escolar da criança, mas para os eu dia-a-dia.
Dr. Marcos Vale é oftalmologista, especializado em Clínica e cirurgia de Retina e Vítreo.