Rio de Janeiro Registra Quinta Morte por Dengue em 2023

O município do Rio de Janeiro confirmou, nesta quinta-feira (21), sua quinta morte por dengue neste ano. O caso foi registrado em Guaratiba, na zona oeste da cidade. A vítima é um homem de 55 anos, afetado pelo tipo grave da doença, também conhecido como dengue hemorrágica.

Desde o início do ano, já foram registrados 73 mil casos prováveis da doença no município. No entanto, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, relatou uma queda significativa no número de casos nos últimos dias.

“Na última semana, vemos o número de casos despencando. A gente começa a ter a certeza de que houve uma antecipação da onda. Os meses de janeiro e fevereiro foram muito quentes, com muita chuva. Normalmente, o número maior de casos acontece no mês de abril e maio, diferente do que aconteceu esse ano”, disse Soranz.

Nas últimas três semanas, houve uma redução de 37,5% no número de casos, indicando uma melhoria na situação epidemiológica. Soranz mencionou que a desmobilização dos polos de atendimento a pacientes com dengue poderá começar em breve.

Em relação à vacinação, a cidade do Rio começou nesta quinta a vacinar os grupos prioritários contra a influenza. Quanto à vacinação contra a dengue, Soranz informou que foram imunizadas 96 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, representando 27% do público-alvo. No entanto, o estoque atual de apenas 30 mil doses do imunizante impede uma aceleração na campanha de vacinação.

Comments (0)
Add Comment