RS Suspende Aulas em Três Cidades por Causa de Previsão de Chuvas

O governo do Rio Grande do Sul anunciou a suspensão das aulas nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande nas próximas segunda-feira (27) e terça-feira (28) devido à previsão de fortes chuvas. A medida visa proteger os estudantes e a comunidade escolar diante das condições climáticas adversas.

O vice-governador Gabriel Souza comunicou a decisão através das redes sociais, destacando que a suspensão está alinhada com as redes municipais de educação. Desde sexta-feira (4), as escolas públicas e privadas de Porto Alegre já estavam fechadas por conta dos temporais.

Previsão do Tempo

O estado experimentou um final de semana de trégua das chuvas fortes, mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que a região continuou em zona amarela de risco potencial neste domingo. A previsão para segunda-feira inclui chuvas intensas desde a manhã, com temperaturas variando entre 9 e 16 graus Celsius.

A região costeira e o sul do estado estão em situação de perigo, com previsão de chuvas intensas, risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ventos intensos nas regiões litorâneas podem mover dunas de areia sobre construções na orla, e essas condições devem persistir até o início de terça-feira (28).

Escolas e Alunos Afetados

Um levantamento do estado, divulgado neste domingo (26), revela que 246.437 estudantes, ou 33% do total, ainda não voltaram às aulas devido às enchentes. Destes, 91.324 não têm data de retorno prevista.

Além das cidades com suspensão anunciada, outras seis cidades—Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Santana do Livramento e Gravataí—também suspenderam as aulas desde a última sexta-feira (24).

No total, 1.065 escolas em 205 municípios foram afetadas de alguma forma pela tragédia. As escolas afetadas, que atendem 381.231 estudantes, sofreram danos, estão funcionando como abrigos ou enfrentam problemas de transporte e acesso.

aulasBurburinho Newsrio grande do sul
Comments (0)
Add Comment