Salvador possui 12 unidades de saúde para atendimento gratuito de emergências odontológicas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador oferece atendimento de urgências e emergências odontológicas em 11 unidades de saúde espalhadas pela cidade. O serviço está disponível 24 horas na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) no Dique do Tororó e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. Além disso, outras nove UPAs oferecem atendimento odontológico das 7h às 19h: Brotas, Vale dos Barris, San Martin, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Parque São Cristóvão, Adroaldo Albergaria (Periperi), Valéria, Santo Antônio (Cidade Baixa), e o Pronto Atendimento Edson Teixeira, em Pernambués.

Mylena Leal, coordenadora da Saúde Bucal da SMS, destacou a importância de um atendimento rápido em casos de emergências odontológicas, afirmando que os profissionais estão prontos para fornecer a primeira assistência e, quando necessário, encaminhar os pacientes para unidades básicas de saúde e centros de especialidades odontológicas.

Camilla Cumming, gerente de Urgência e Emergência da SMS, reforçou a relevância desse serviço nas UPAs, explicando que o atendimento precoce pode evitar complicações mais graves e, em muitos casos, evitar a hospitalização.

Serviço – Os dentistas nas unidades de saúde da SMS em Salvador atendem a uma ampla gama de emergências odontológicas, como dores agudas, infecções dentárias e bucofaciais, inflamações na polpa ou nervo do dente, hemorragias gengivais, quedas de próteses provisórias, traumas dentários, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM). Além disso, tratam lesões cariosas, problemas periodontais e abscessos. Os profissionais também realizam exames diagnósticos, como radiografias periapicais, drenagens de abscessos, reimplantes dentários e contenções para dentes traumatizados.

Paloma Sousa, moradora de Brotas, buscou atendimento na UAO do Dique do Tororó devido a uma dor intensa no dente. “O atendimento foi excelente. O profissional foi muito educado e me orientou bem. Realizei os exames sem sentir dor durante o procedimento, o que é raro”, comentou.

Jéssica Porto, gerente da UAO Dique, informou que a unidade atende cerca de 100 pacientes diariamente, com uma equipe de três a quatro dentistas de plantão. “O fluxo é bastante intenso das 7h às 19h. Fora desse horário, o movimento diminui, mas a demanda ainda é alta, justificando nossa atuação ininterrupta”, destacou.

Burburinho NewsSalvador
Comments (0)
Add Comment