Iniciativa oferta 2.700 vagas para professores da rede estadual e egressos do Ensino Superior
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), abriu inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Educar para a equidade: currículo, práticas e experiências”, voltado à formação continuada de docentes. O curso integra o Programa de Formação Continuada de Docentes da Educação Básica em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (PROGRES).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, por meio do link: bit.ly/46ZTLDL.
Ao todo, 2.700 vagas estão disponíveis para professores da rede estadual de ensino e egressos do Ensino Superior. A iniciativa é executada pelo Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (CEGRES Diadorim/UNEB), em articulação com a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD/UNEB).
Formação voltada à diversidade e aos direitos humanos
Com carga horária de 180 horas, o curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EaD) e dividido em três módulos de 60 horas:
- Módulo I: novembro de 2025
- Módulo II: março de 2026
- Módulo III: maio de 2026
As aulas serão ministradas de forma síncrona, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNEB.
Entre os temas abordados estão:
- Gênero, raça, etnia e sexualidade no currículo escolar;
- Estratégias de prevenção e enfrentamento da violência no contexto educacional;
- Empoderamento feminino e implementação da Lei nº 14.452/2022, que institui a Campanha Permanente de Enfrentamento ao Sexismo nas escolas baianas.
Educação inclusiva e formação cidadã
Para Carla Nogueira, coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SEC, a proposta representa um passo importante para a consolidação de uma educação mais inclusiva e plural.
“Esta é uma ação voltada para professores da rede estadual que busca promover o debate e a reflexão crítica em torno de temas essenciais, como gênero, raça, etnia e sexualidade. Temos uma rede diversa, com estudantes negros e negras, pessoas cis e trans. Por isso, preparar nossos educadores para atuar com sensibilidade e compromisso com a diversidade é fundamental para fortalecer a educação inclusiva”, afirmou.
Valorização docente
O curso marca a segunda etapa do PROGRES, que já havia realizado, entre 6 e 13 de outubro, a seleção de professores formadores, conforme o Edital nº 119/2025. As vagas foram ofertadas em caráter temporário e sob regime de bolsa.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos educadores e com a qualificação permanente da rede pública, fortalecendo práticas pedagógicas baseadas na diversidade, equidade e respeito às diferenças.