A jornada olímpica da seleção brasileira masculina de handebol chegou a um fim decepcionante neste domingo (17), após uma derrota para a Espanha por 28 a 26, no Palau d’Esports de Granollers, na Catalunha (Espanha), em um confronto decisivo pelo Pré-Olímpico da modalidade.
O Brasil enfrentou uma série de desafios no torneio, começando com uma derrota para a Eslovênia por 27 a 26, seguida por uma vitória suada sobre o Bahrein por 25 a 24, antes do confronto final com a Espanha. O resultado negativo colocou a equipe brasileira em terceiro lugar na classificação de sua chave, excluindo-a da disputa pelas vagas olímpicas para os Jogos de Paris, que foram conquistadas por Espanha e Eslovênia.
A frustração no Pré-Olímpico veio logo após a conquista do Torneio Sul-Centro Americano pela equipe, liderada pelo técnico Marcus Tatá, em Buenos Aires (Argentina). O torneio, que contou com a participação de Uruguai, Chile, Paraguai, Costa Rica e Argentina, resultou na garantia de uma vaga para o Mundial de 2025, a ser realizado na Noruega, Croácia e Dinamarca.