O Sistema de Reconhecimento Facial deu um passo significativo na terça-feira (8), ao se aproximar da milésima captura de indivíduos procurados pela Justiça. Quatro criminosos foram detidos por crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas e prisão civil. Com essas prisões, o número total de capturas com o auxílio dessa tecnologia subiu para 971.
A Secretaria da Segurança Pública emprega essa ferramenta em áreas de grande fluxo de pessoas. Um homicida foi identificado e capturado em Dias D’Ávila por policiais da 36ª Companhia Independente de Polícia Militar, após ser detectado pelas câmeras inteligentes.
Posteriormente, um traficante foi localizado em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, e detido pela equipe da 43ª CIPM. Em Ilhéus, policiais da 68ª CIPM prenderam um estuprador. Também, um indivíduo com dívida de pensão alimentícia foi localizado em Lauro de Freitas. A condução foi realizada pela 81ª CIPM.
Cerca de mil câmeras, que capturam imagens para análise do software, estão distribuídas em pontos estratégicos da capital, Região Metropolitana e cidades do interior do estado.
Foragidos por crimes violentos letais intencionais, crimes contra crianças e mulheres, crimes patrimoniais e outras atividades criminosas que impactam a sociedade, como o tráfico de drogas, foram afastados do convívio com a população e encaminhados ao sistema prisional.