A tarifa do ônibus de Salvador vai aumentar a partir do dia 2 de janeiro. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.
“Todo ano aumenta. O contrato, que foi feito pela prefeitura e pelas empresas de ônibus, passa por repactuação anualmente”, afirmou Mota.
O valor do aumento da tarifa ainda está em estudo e vai ser divulgado pelo prefeito ACM Neto depois do dia 20 de novembro, segundo o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trintade.
Conforme Henrique, o valor da nova passagem também vai depender do resultado de uma auditoria que está sendo realizada pela prefeitura, através do consórcio Ernet & Young, para verificar quantos passageiros equivalentes – que correspondem aqueles que pagam uma passagem inteira – usam ônibus.
Os relatórios divulgados pela empresa, segundo Trindade, vão mostrar arrecadação de valores das empresas de ônibus.
“O aumento já está na regra do jogo, porque quando nós firmamos o contrato, em 2014, o reajuste e revisão já eram previstas. Isso já está estabelecido para 25 anos […] Todo ano, quando tem aumento olhamos alguns fatores que compõe os custos… Por isso, nós contratamos uma auditoria para ver quantas pessoas estão usando os ônibus. A empresa já nos entregou seis relatórios com as informações “, falou o presidente da Arsal ao bahia.ba.
Ainda segundo Trintade, os proprietários das empresas de ônibus reclamam que o número de passageiros caiu. “Eles alegam que tem menos gente pegando o transporte por causa da integração com o metrô”, declarou.
No contrato feito pelas empresa e pela Prefeitura, em 2014, havia 28 milhões de passageiros equivalente. Hoje, 22 milhões de pessoas pegam o transporte.