O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (20) em que coloca todos os municípios da Bahia sob aviso de chuvas intensas.
O alerta, que segue ativo até as 23h59, prevê desde pancadas isoladas até temporais com ventos fortes em diversas regiões, com previsão de temporais, ventos fortes e possíveis transtornos, e permanece ativo das 0h01 até 23h59.
A instabilidade é provocada por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno que favorece a formação de nuvens carregadas e já provocou, inclusive, registros inusitados de chuva de granizo nas cidades de Laje e Lamarão.
Para 54 cidades baianas, a situação é mais crítica. O Inmet emitiu o alerta laranja (perigo), que indica chuvas de até 100 mm por dia e ventos que podem atingir os 100 km/h. Nessas áreas, há risco real de alagamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
As regiões mais afetadas pelo nível severo incluem o Extremo Oeste, o Vale São-Franciscano e partes do Centro-Norte e Centro-Sul. Entre as cidades na rota do temporal estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique.
Salvador e Região Metropolitana, junto com o Nordeste e o Sul do estado, aparecem no alerta amarelo (perigo potencial). A previsão é de chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h, o que exige atenção redobrada no trânsito e em áreas de encosta.
O Inmet orienta ainda que a população evite se abrigar sob árvores (risco de queda e descargas elétricas), a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e desligue aparelhos elétricos das tomadas se a tempestade for intensa.