Coletiva de imprensa, realizada no Restaurante Popular na manhA? desta segunda-feira (17).
A coletiva foi convocada para esclarecer sobre os impactos que a obra do novo sistema de locomoA�A?o acarretarA? para o fluxo do trA?nsito no local e apresentar alternativas para minimizA?-los.
A populaA�A?o precisa compreender que os transtornos das obras sA?o temporA?rios, mas os benefA�cios apA?s a implantaA�A?o do novo modal em Lauro de Freitas serA?o sentidos por muitos anos por todos que utilizarem o metrA?, um transporte seguro, confortA?vel e rA?pido, conclamou a prefeita Moema Gramacho.
Uma nova paisagem
Na entrada de Lauro de Freitas jA? A� possA�vel notar o avanA�ado das obras da linha 2. A EstaA�A?o Aeroporto estA? em fase de conclusA?o, com 75% da cobertura instalada e as primeiras intervenA�A�es no viA?rio acontecem na A?rea entre o final da Avenida CarybA� e o trecho inicial da Estrada do Coco (atualmente avenida Santos Dumont), incluindo um redesenho das vias e a construA�A?o de viadutos e pontilhA�es. No momento estA?o sendo realizadas obras de alargamentos das pistas na A?rea do Viaduto 2 de Julho.
Ainda de acordo com ValenA�a, os trilhos do Sistema MetroviA?rio serA?o instalados em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirA?o remanejar o fluxo de veA�culos para a execuA�A?o das etapas seguintes. A quantidade de faixas nas vias nA?o serA? alterada.
Na Avenida 2 de julho, que liga a Santos Dumont ao Centro de Lauro de Freitas, serA? construA�do o estacionamento dos trens. A partir do dia 21, essa pista serA? interditada para a construA�A?o de um novo viaduto, com previsA?o de conclusA?o em trA?s meses. Nesse perA�odo, um desvio provisA?rio de 400 metros permitirA? o fluxo de veA�culos no local.
De acordo com o secretA?rio municipal de TrA?nsito, Transporte e Ordem PA?blica (SETTOP), Olinto Borri, estudos de engenharia de trA?fego foram realizados em parceria com a CCR para minimizar os impactos das intervenA�A�es. a�?Por conta disto estamos transferindo a base de trA?nsito da SETTOP para a entrada de Lauro de Freitas no intuito de orientar melhor os condutores quanto as alternativas que foram criadasa�?, disse. Borri tambA�m sugeriu que neste perA�odo de obras, o condutor utilize outras saA�das da cidade como alternativa. a�?Quem estiver em Vilas pode sair por Ipitanga ou quem estiver em Areia Branca pela Parafuso, por exemploa�?, ilustrou.
O conjunto de obras prevA? ainda, a construA�A?o do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integraA�A?o dos A?nibus com o metrA? na regiA?o. Com 13 mil metros quadrados de A?rea, o terminal serA? interligado A� futura EstaA�A?o Aeroporto do metrA? por meio de uma passarela que se estende no sentido inverso atA� a entrada de Itinga. O equipamento oferecerA? acessibilidade de ponta contando com elevador, escadas rolantes e fixas.
O Sistema MetroviA?rio de Salvador e Lauro de Freitas, que atA� pouco tempo era sonho para a populaA�A?o, agora jA? conta com duas linhas, 42 km de extensA?o, 23 estaA�A�es e 10 terminais de A?nibus integrados. Cada trem pode transportar mil passageiros por dia e operar com intervalo de trA?s minutos.
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas