UNEB abre inscrições para Vestibular 2026 com mais de 5,9 mil vagas; provas serão em janeiro

A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) abriu nesta terça-feira (16) as inscrições para o Vestibular 2026, que seguem até o dia 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 90 e deve ser paga até a data indicada no boleto bancário.

Serão ofertadas 5.974 vagas no processo seletivo, sendo 4.219 para cursos presenciais, 600 para graduação EaD pela UNEB e 1.155 pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Política de cotas e sobrevagas
O edital prevê 40% das vagas reservadas para negros e garante 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, autistas e candidatos com altas habilidades. Para concorrer às vagas, é necessário comprovar a conclusão do Ensino Fundamental II e Médio integralmente em escola pública, além de atender aos critérios de renda e demais requisitos do edital.

Isenção da taxa
Interessados em solicitar isenção do pagamento da taxa devem se inscrever entre 16 e 17 de setembro. Podem ser beneficiados estudantes concluintes ou egressos do Ensino Médio da rede pública, pessoas que tenham concluído o nível médio por exames supletivos, além de servidores das universidades públicas estaduais e seus dependentes.

A lista preliminar dos contemplados será divulgada em 19 de setembro. Os selecionados deverão comparecer nos dias 24 e 25 de setembro com os documentos exigidos. O resultado final sai em 1º de outubro.

Datas das provas
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. O cronograma completo, quadro de vagas e informações detalhadas sobre os cursos e documentação exigida estão disponíveis no edital no site do Vestibular UNEB 2026.

Apoio ao estudante
A UNEB mantém programas de permanência estudantil, como auxílios financeiros, moradia universitária e suporte psicossocial, além de oferecer oportunidades de mobilidade internacional com bolsas, passagens e parcerias com 79 universidades estrangeiras.

Burburinho News
Comments (0)
Add Comment