As vendas do varejo brasileiro avançaram 0,5% em outubro, na comparação com setembro, e cresceram 1,1% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contrariou as expectativas do mercado financeiro.
De acordo com pesquisa da Reuters, analistas projetavam queda de 0,10% na comparação mensal e recuo de 0,20% no índice interanual. A alta marca o primeiro crescimento estatisticamente relevante do setor desde março.
No acumulado de 2025, o varejo registra expansão de 1,5%, e de 1,7% nos últimos 12 meses.
Alta disseminada no setor
Segundo Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o crescimento de 0,5% na série com ajuste sazonal rompe a sequência recente de variações pequenas ou negativas.
“Foi uma alta espalhada, pois o volume de vendas cresceu em sete dos oito setores investigados pela pesquisa”, afirmou.
Entre setembro e outubro, sete atividades registraram aumento no volume de vendas:
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: +3,2%
- Combustíveis e lubrificantes: +1,4%
- Móveis e eletrodomésticos: +1,0%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: +0,6%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +0,4%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: +0,3%
- Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: +0,1%
Único setor em queda
O segmento de Tecidos, vestuário e calçados foi o único a registrar retração, com queda de 0,3%.
De acordo com Cristiano Santos, o resultado negativo é explicado, principalmente, pelo desempenho mais fraco da área de vestuário, incluindo produtos de moda e acessórios.