Estamos cientes dos danos causados com a retirada da vegetaA�A?o em A?reas de preservaA�A?o permanente para dar lugar a mais uma estrada? Que impactos sofreremos com a morte e captura de espA�cies vulnerA?veis e ameaA�adas de extinA�A?o? E os prejuA�zos nas A?reas de manguezal e outras dentro da A?rea de PreservaA�A?o Ambiental (APA) Joanes/Ipitanga?
O bairro do Quingoma A� o pulmA?o de Lauro de Freitas, devido a grande riqueza da flora. Substituir a mata por asfalto, concreto e aA�o nos darA? prejuA�zos irreversA�veis, levando Lauro de Freitas a um caminho negativo e sem volta. A especulaA�A?o imobiliA?ria naquela regiA?o, ampliarA? os problemas que hoje ainda nA?o estA?o sendo solucionados nas A?reas centrais e mais povoadas da cidade. A� necessA?rio interromper imediatamente as obras e estudar outras formas de solucionar a questA?o dos engarrafamentos. O metrA?, por exemplo, poderia chegar ao bairro de PortA?o. A implementaA�A?o de sistema cicloviA?rio poderia garantir mais seguranA�a aos ciclistas, estimulando o uso da bicicleta. A revisA?o do sistema de transporte pA?blico se faz cada dia mais necessA?ria mas, para isto, os mais sensA�veis A�s questA�es ambientais precisam se organizar melhor e ampliar o acesso a informaA�A?o, fazendo com que a populaA�A?o aprenda e opine sobre questA�es sA�rias, ainda hoje deixadas de lado e sA? lembradas apA?s grandes tragA�dias.
Hendrik Aquino,
Ipitanga, Lauro de Freitas.
Jornalista, pA?s-graduando em Planejamento Urbano e GestA?o de Cidades.