Zambelli nega participação em invasão ao sistema do CNJ

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) negou, na segunda-feira (7), as acusações de ter sido a mandante da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 e de ter solicitado ao hacker Walter Delgatti que realizasse o ataque. Durante o depoimento prestado ao Supremo Tribunal Federal (STF), no processo no qual ambos são réus, Zambelli reiterou que não teve participação no crime e rejeitou as alegações da Procuradoria-Geral da República (PGR), que a acusa de ser a autora intelectual da ação para emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em maio de 2023, o STF aceitou a denúncia da PGR, tornando Zambelli e Delgatti réus. Delgatti, conhecido por ser o responsável pelo hackeamento, confessou a invasão. Já Zambelli argumentou que o mandado falso, encontrado em seu celular durante a perícia, pode ter sido fruto de uma invasão ao seu dispositivo e negou ter qualquer lembrança de como o documento foi parar ali.

Ela ainda destacou que, por já responder a outro processo no STF relacionado ao porte de armas, não teria motivo para se envolver em mais um caso.

Hacker

Walter Delgatti também prestou depoimento na segunda-feira (7) e manteve as acusações contra a deputada Carla Zambelli, afirmando que ela foi quem solicitou a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante seu depoimento, Delgatti revelou ter encontrado o ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada, onde, segundo ele, Bolsonaro teria pedido que ele assumisse a autoria de um suposto grampo no celular do ministro Alexandre de Moraes.

A menção ao nome de Bolsonaro no caso resultou em um processo contra Delgatti, que foi condenado a dez meses de prisão por crime de injúria. Além disso, Delgatti, conhecido como o “hacker de Araraquara”, já havia sido condenado em primeira instância por sua participação na Operação Spoofing, que investigou invasões a celulares de autoridades, incluindo procuradores e juízes envolvidos na Lava Jato.

Burburinho NewsCNJ
Comments (0)
Add Comment