Conselho reforça eficácia de álcool em gel para prevenção ao novo coronavírus

0 121

O Conselho Federal de uímica (CFQ) reforçou a eficácia da higienização das mãos e superfícies com álcool em gel como prevenção ao novo coronavírus. Em nota divulgada nesta sexta-feira (28), o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho afirma que o álcool etílico é um desinfetante eficiente.

“O etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos degermante”, diz o texto da nota.

Para tanto, o CFQ esclarece que o grau alcoólico recomendado é de 70%. Isso porque propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular e consequente destruição do microrganismo.

A nota é uma resposta a um vídeo que circula nas redes sociais, produzido por um “químico autodidata”, que nega a eficácia do álcool em gel. O autor do conteúdo diz que o material “não mata”, apenas esteriliza.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC 42 de 2010, tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país nessa concentração de 70%, podendo inclusive ser uma preparação em gel”, rebate o Conselho de Química na nota.

A entidade diz ainda que não existe a autodenominação “químico autodidata”, nem valida que pessoas atuem no setor sem o devido registro profissional. A falta do registro, inclusive, configura infração tipificada no artigo 47 da Lei de Convenções como exercício ilegal da profissão.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...