BYD vai abrir fábricas de elétricos e baterias em Camaçari

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Fabricante chinesa irá ocupar site que abrigava a fábrica da Ford no Polo de Camaçari

A BYD, fabricante chinesa de caminhões, ônibus, carros elétricos, baterias e placas solares, assinou protocolo de intenções com o governo do estado e vai instalar três unidades industriais no Polo de Camaçari, no site que abrigava a fábrica da Ford.

O protocolo prevê investimento de R$ 3 bilhões e a geração de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação das unidades. As fábricas vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, além de veículos de passeio, elétricos e híbridos, e ainda processar lítio e ferro fosfato.

Pelo cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025. O protocolo de intenções entre o governo e a fabricante chinesa foi assinado na quinta-feira, 27, mas só foi divulgado pelo Governo da Bahia na sexta, 28.

A contribuição do estado para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99, que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que instituem o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).

Linha férrea

A ampliação de uma linha férrea existente para atender às necessidades da montadora, além de eventuais contrapartidas financeiras para a Ford são algumas das “pendências” em negociação entre a BYD e o governo do estado da Bahia, segundo a agência Automotive Business. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, teria dito à agência que a Ford “poderia pleitear uma espécie de ressarcimento por melhorias feitas na unidade”.

“A Ford terá de entregar a fábrica, porque o terreno e a estrutura pertencem ao governo da Bahia, uma vez que, pelo contrato de concessão firmado em 2002, a montadora se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso”, disse o representante da entidade na sexta-feira, 28. “O maquinário ela já retirou do local”, explicou Julio Bonfim à Automotive Business.

A BYD deve se instalar no local nos mesmos moldes da Ford, por meio de concessão estadual. Os investimentos previstos irão adequar o site à produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e ainda ao processamento de lítio e ferro fosfato.

Etapas

Na primeira fase do empreendimento está prevista a implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato, segundo o protocolo. Essa unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil e a produção será exportada para a China.

Simultaneamente, será implantada a fábrica de chassis para a produção de ônibus e caminhões elétricos. Essa unidade vai atender ao Norte e Nordeste.

Por sua vez, a produção de veículos de passeio elétricos e híbridos deve ocorrer na terceira fase do projeto. O protocolo prevê ainda que a BYD vai analisar a viabilidade da importação de veículos prontos pelo porto de Salvador.

Entre as contrapartidas assumidas pela BYD estão a elaboração de um plano de negócios detalhado, que deverá ser aprovado pelo estado. A empresa deverá promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.

Deverá, ainda, a cada seis meses após a assinatura do protocolo e até a entrada em operação das unidades industriais, informar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o estágio do empreendimento e a previsão de implantação.

Projetos na Bahia

A BYD já tem outros projetos em andamento na Bahia, possuindo com o estado um contrato de R$ 1,5 bilhão. A fabricante chinesa integra a Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia S.A. (Skyrail Bahia), Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida por meio de uma Parceria Público-Privada, responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio.

O modal 100% elétrico vai substituir os trens do Subúrbio. Serão 172 mil passageiros transportados por dia, beneficiando, em média, 600 mil pessoas que vivem na região. O VLT é o maior projeto de mobilidade da história da região e vai ligar a região metropolitana (Ilha de São João, em Simões Filho) e o Subúrbio Ferroviário com o miolo de Salvador (até a estação Acesso Norte) e o Comércio, em apenas 45 minutos, com integração a outros modais, como metrô e ônibus.

A BYD já tem investimentos na Bahia, é responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, o novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a ilha de São João, no município de Simões Filho, possuindo com o Estado um contrato de R$ 1,5 bilhão. 

Em 2020, Salvador recebeu cinco ônibus 100% elétricos BYD, que integrarão o transporte no trecho Mapele/Ilha de São João X Terminal Pirajá. Os veículos são operados pela Expresso Metropolitano a serviço do Governo do Estado da Bahia e atendem à demanda da população durante o período de obras do VLT do Subúrbio.

Os novos ônibus são acessíveis, possuem ar-condicionado e não têm ruído interno ou externo. Os veículos têm capacidade para transportar 33 pessoas sentadas e 41 em pé. Movidos a bateria de fosfato ferro-lítio, os veículos 100 % elétricos possuem 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total se dá num período de três a quatro horas.

Fonte: A Tarde

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