As Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) da Polícia Civil lançaram a campanha “Não se cale”, com o objetivo de estimular as denúncias por parte das mulheres que sofrerem assédio durante o Carnaval de Salvador.
Na ação, feita pelas delegacias dos bairros de Brotas e Periperi, serão distribuídas fitinhas contra o assédio, que estarão disponíveis nos circuitos. O lançamento foi feito na segunda-feira (13), na capital baiana.
A campanha tem como base a Lei 13.718/2018, que trata do crime de importunação sexual, que é definida como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena para p crime pode variar de um a cinco anos.
“A prevenção é a palavra chave. Estamos realizando essa ação educativa para alertar os homens sobre o cuidado e respeito com as mulheres e também para informar as mulheres que, caso ocorra qualquer tipo de assédio, estaremos prontas para recebê-las em nossos postos localizados no circuito”, explicou a Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito.