Cerca de 75% das cidades brasileiros já registram casos de dengue em 2023; vacina já foi aprovada pela Anvisa
Os casos de dengue continuam aumentando no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde, 75% dos municípios já registraram casos prováveis da doença em 2023, chegando ao número de 584.113 infecções suspeitas. O número é 43% maior em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do SBT News.
Em março, houve um pico de infecções no país, fazendo com que os casos prováveis saltassem de 327.938 no dia 17, para 373.380 no dia 20. Atualmente, os estados com maior número de infecções estão na região sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Já em relação número de óbitos, o Brasil registrou 183 casos e 234 ainda estão em investigação.
O aumento de casos de dengue acontece devido ao período de chuvas, que facilita a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, quando há acúmulo de água parada. A recomendação é que reservatórios e qualquer local em que há acúmulo de água sejam cobertos com telas, capas ou tampas. O uso de repelentes também é indicado.
Outra medida que irá auxiliar no combate à doença é a vacina. Isso porque, na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo imunizante contra a doença. A aplicação será destinada para pessoas de quatro a 60 anos, em esquema de duas doses.