Número 2 do Hamas é morto em ataque de Israel no Líbano
Um ataque de drone feito por Israel no sul de Beirute, capital do Líbano, resultou na morte de uma das lideranças políticas do Hamas, Saleh Al Arouri, nesta terça-feira (2). Arouri era conhecido como o “número dois” do grupo terrorista. Outras cinco pessoas morreram durante o ataque israelense.
É a primeira vez desde o início da guerra em Gaza que Israel bombardeia a capital libanesa. Os confrontos entre o exército israelense e o Hezbollah, aliado do Hamas, limitaram-se até agora às áreas fronteiriças no sul do Líbano.
Saleh Al Arouri foi morto juntamente com os seus guarda-costas num ataque ao escritório do Hamas no subúrbio ao sul de Beirute, um reduto do movimento Hezbollah apoiado pelo Irã, disse uma das duas fontes de segurança à AFP. Um fotógrafo da AFP viu dois andares do prédio voarem pelos ares. Ambulâncias rapidamente correram para a área.
O Hamas confirmou que o seu número dois foi morto em um bombardeio israelense. Em comunicado, o grupo terrorista culpou “a ocupação sionista”, referindo-se a Israel, pelo assassinato “covarde” de líderes palestinos “dentro e fora da Palestina”.
O Hamas ainda declarou que o bombardeio de seu escritório em Beirute “prova mais uma vez o completo fracasso deste inimigo em alcançar qualquer um dos seus objetivos beligerantes na Faixa de Gaza”.
Saleh Al Arouri, acusado por Israel de ser o cérebro de múltiplos ataques, foi escolhido como vice do chefe do escritório político do Hamas, Ismail Haniyeh, em 2017. Ele foi um dos fundadores do ramo militar do Hamas e liderou o grupo terrorista na Cisjordânia.
Palestinos promoveram um protesto em Ramallah, na Cisjordânia, contra a morte de Saleh al-Arouri, um alto funcionário do grupo terrorista Hamas.