Salvador está no top 10 de cidades com moradores em zonas de risco

0 54

Um levantamento divulgado pelo jornal O Globo revelou que Salvador está entre as 10 cidades mais suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações no Brasil, conforme dados do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser apresentado nos próximos dias pelo governo federal. Além da capital baiana, integram a lista São Paulo, Teresópolis (RJ), Blumenau (SC), Petrópolis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Maceió (AL), Fortaleza, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Essas cidades representam 34,9% dos municípios brasileiros, totalizando 1.942 localidades mais suscetíveis a desastres naturais. O número mais do que dobrou em relação a 2012, quando 821 municípios estavam sob maior risco de desastres naturais. Atualmente, 8,9 milhões de pessoas residem nessas áreas de maior vulnerabilidade.

Para enfrentar o problema, o governo planeja destinar até R$ 14,9 bilhões até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse montante, R$ 6,4 bilhões estão previstos para 2024, com investimentos planejados para a conclusão de oito obras de contenção de encostas e seis de drenagem no estado do Rio de Janeiro.

Em meio aos recentes temporais que resultaram em tragédias em cidades do Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), destacou que a gestão municipal tem antecipado ações de prevenção à chuva na cidade. Entre as medidas mencionadas pelo prefeito estão a poda de 3 mil árvores, a dragagem e limpeza de canais pela cidade, além da autorização para a execução de novas contenções de encostas.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...