Conhecido como ‘atirador do Shopping Morumbi’, Mateus Meira deixa prisão após 25 anos

0 19

O ex-aluno de medicina Mateus da Costa Meira, condenado por matar três pessoas e ferir quatro durante um ataque no Shopping Morumbi em 1999, deixou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Salvador (BA) após 25 anos de cumprimento de pena. Ele ganhou liberdade na última semana, conforme revelado pela Folha de São Paulo.

A decisão da Justiça destacou as novas diretrizes da política antimanicomial e considerou que os peritos do hospital onde Mateus estava internado concluíram que ele tinha condições de retornar ao convívio social e familiar. As autoridades também observaram que ele apresentou condições como manter um bom relacionamento com amigos, familiares e estranhos, além de cumprir recolhimento domiciliar noturno.

O ataque, que ocorreu em 1999, aconteceu enquanto Mateus, então com 24 anos e estudante da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, assistia a um filme. Ele saiu para ir ao banheiro e, ao retornar à sala, efetuou disparos com uma submetralhadora.

Em 2004, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou Mateus a 120 anos e seis meses de prisão, mas sua sentença foi posteriormente reduzida para 48 anos e nove meses. Inicialmente detido no presídio de Tremembé, ele foi transferido em 2009 para o presídio Lemos Brito, em Salvador, a pedido de sua família, que reside na Bahia. Durante seu tempo na prisão, ele foi acusado de tentar matar um companheiro de cela com golpes de tesoura. Em 2011, um laudo médico o considerou inimputável, diagnosticando-o com esquizofrenia.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...