A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (2) a Operação “Nigromante”, visando desarticular um esquema de venda de cédulas falsas em grupos de aplicativos de mensagens. A operação, realizada com apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA), cumpre três mandados de busca e apreensão em Salvador e Feira de Santana.
A investigação teve início em 31 de agosto do ano passado, quando a PF prendeu um homem suspeito de repassar cédulas falsas de R$ 100. Durante a operação, os policiais também apreenderam o celular do suspeito em seu local de trabalho em Santa Bárbara, na região de Feira de Santana. A análise do dispositivo revelou a existência de diversos grupos dedicados à comercialização de produtos ilícitos, incluindo cédulas falsas e cartões de crédito clonados.
Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana. Os investigados poderão responder pelos crimes de moeda falsa e estelionato. A operação conta com a participação de agentes do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA.