Correios vão atender aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos a partir do dia 30

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A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar agências dos Correios para consultar se foram vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios, feitos por entidades associativas. O serviço é voltado principalmente para pessoas sem acesso à internet ou com dificuldade no uso de tecnologia.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, o atendimento será exclusivamente presencial nas agências dos Correios, e não nas unidades do INSS.

“As agências do INSS estão concentradas em cidades de médio e grande porte, com melhor acesso à tecnologia. Já os Correios estão em praticamente todos os municípios, inclusive os menores, e por isso são mais adequados para esse tipo de atendimento”, explicou Waller.

Como vai funcionar o atendimento:

  • Onde: Agências dos Correios de todo o país.
  • Quando: A partir de 30 de maio de 2025.
  • Quem pode ir: Aposentados e pensionistas do INSS.
  • O que levar: Documento de identificação com foto.
  • Representantes: Serão aceitos apenas com procuração válida. Eles não poderão alterar dados cadastrais, apenas consultar informações.

O que será informado:

  • Se existem descontos em folha realizados por associações.
  • O nome da entidade responsável pelo desconto.
  • Se o desconto foi autorizado pelo beneficiário.
  • O atendimento gera um protocolo com número, data e horário, permitindo acompanhamento posterior do caso.

Além do atendimento presencial, o INSS mantém os canais digitais como o app Meu INSS, o portal meu.inss.gov.br e o telefone 135.

Contexto

Nos últimos anos, têm crescido os casos de descontos não autorizados feitos por entidades de aposentados ou sindicatos diretamente no benefício previdenciário, o que tem gerado reclamações e ações na Justiça. Com o novo serviço, o governo pretende ampliar o acesso à informação e proteger os direitos dos segurados, especialmente os que vivem em áreas remotas ou sem internet.

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