Salvador sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com foco em sustentabilidade e cultura oceânica

0 5

Mais de 200 estudantes da rede estadual participam, a partir desta quarta-feira (22), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização científica do país. A abertura acontece no Auditório Zezéu Ribeiro, na antiga sede da FLEM, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e outras autoridades.

Durante o evento, o governador vai autorizar as obras de recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia e lançar a 4ª edição da revista Bahia Faz Ciência, além do Edital do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo.

Com o tema “Planeta água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição deste ano propõe reflexões sobre a preservação dos ecossistemas e o papel da ciência na busca por soluções sustentáveis. No sábado (25), os estudantes irão expor seus projetos científicos no Farol da Barra, com foco em cultura oceânica, sustentabilidade e educação ambiental.

A programação inclui oficinas, demonstrações experimentais, ações culturais, rodas de conversa e exposições interativas.
Na Bahia, a SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e outras instituições de ensino e pesquisa. O Estado, que possui o maior litoral do país, com 1.183 quilômetros de costa, tem papel estratégico na luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

Neste ano, a Semana também celebra avanços institucionais com a Lei Pop Ciência Bahia (nº 14.901/2025) — a primeira legislação estadual do país voltada exclusivamente à popularização científica. Sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues em maio, a lei busca democratizar, interiorizar e tornar mais inclusiva a produção científica baiana.

As atividades da SNCT estão sendo realizadas de forma descentralizada em municípios como Salvador, Camaçari, Itaparica, Juazeiro e Lençóis, fortalecendo o compromisso do Governo da Bahia com a interiorização da ciência, tecnologia e inovação, e aproximando o conhecimento da população.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...