Bahia sedia principal conferência nacional de estatísticas e geociências do IBGE
Até o dia 5 de dezembro, a Bahia se torna o principal polo nacional de debates sobre estatísticas e geociências ao sediar a edição 2025 da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE). Realizado no Senai Cimatec, em Salvador, o evento é promovido pelo IBGE com apoio do Governo do Estado e da FIEB. Esta é a primeira vez que a conferência acontece fora do Rio de Janeiro. A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), com participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Durante três dias, especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, pesquisadores e gestores participam da construção do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030, que orientará a produção, a integração e o uso estratégico de dados em todo o país.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, os dados oficiais são fundamentais para aprimorar a gestão pública.
“São eles que nos permitem planejar com precisão, identificar desigualdades, antecipar demandas e construir políticas mais justas. A Bahia vem investindo fortemente no uso de bases oficiais nas áreas estratégicas do Estado”, afirmou.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, afirmou que levar a conferência a Salvador simboliza uma nova fase do instituto, marcada por descentralização e democratização do acesso às informações.
“Estados como a Bahia tendem a se beneficiar das novas estratégias do IBGE para ampliar a disponibilidade de estatísticas e geodados para gestores, pesquisadores e sociedade”, disse. Ele ressaltou que o objetivo é aproximar ainda mais produtores e usuários de dados, fortalecendo a capacidade analítica do país.
O superintendente da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cláudio Peixoto, destacou o valor estratégico dos dados para decisões governamentais.
“Estatísticas e geodados são ativos essenciais para compreender realidades sociais e territoriais. Esse encontro fortalece o trabalho técnico e melhora nossa capacidade de transformar informações em políticas efetivas”, afirmou.
Novas iniciativas de cooperação
Durante a conferência, o governador autorizou a adesão do IBGE ao Convênio de Cooperação Técnica nº 82/2025, que prevê a instalação de uma unidade do Projeto Casa Brasil IBGE no SAC Comércio. O espaço será voltado à memória institucional, disseminação de dados oficiais e educação estatística e cartográfica.
Jerônimo também assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre IBGE, SENAI Cimatec e FIEB. A parceria tem como foco fortalecer competências analíticas, ampliar o uso integrado de bases de dados oficiais e promover formação técnica em análises socioeconômicas, ambientais, territoriais e produtivas.

